Administração

Conselho de Administração
Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Data do Mandato Término do Mandato  
David Zylbersztajn Presidente do Conselho 
(Conselheiro Independente)
29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Engenharia, Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), MsC e BsC em Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Parceiro sênior da DZ Negócios com Energia. Foi o primeiro Diretor Geral da ANP. Foi Secretário de Energia do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo. Foi presidente do Conselho de Administração da Eletropaulo, CPFL, CESP, COMGAS e Varig. Foi membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Petroreconcavo, Light, Parnaíba Gás Natural, ENEVA, Conselho Consultivo da União Européia, Programa de Cooperação ALURE e Conselho Consultivo da Philips do Brasil. Foi professor da Universidade de Campinas, no Departamento de Energia, professor e diretor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético da USP e professor da PUC-Rio no Instituto de Energia.

Ricardo Reisen de Pinho Vice Presidente do Conselho (Conselheiro Independente) 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em engenharia de produção/finanças, ambas pela PUC-Rio, e Doutor em administração/estratégia, pela FGV-EAESP. Possui especialização em administração por Wharton e por Harvard. É conselheiro certificado pelo IBGC, com especialização em Corporate Governance por Harvard Business School e pela Fundação Dom Cabral. Foi membro independente do Conselho de Administração da EMGEA, da BR Insurance, da Tupy, da Itacaré, da Saraiva Livreiros Editores, da Metalfrio Solutions e do Banco Nossa Caixa. Foi Conselheiro Fiscal da Bradespar e da Embratel. Atuou como executivo nas áreas de corporate e investment banking e de planejamento estratégico nos bancos ABNAmro, Garantia e Itaú, e como pesquisador sênior da Harvard Business School. Atualmente é membro independente dos Conselhos de Administração da Oi e do Brado Logística, e também membro do Conselho Consultivo da Editora do Brasil.

Antonio Rodrigues dos Santos e Junqueira Conselheiro 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Administração pela PUC-Rio, é Sócio Fundador da Vinland Capital. Foi Diretor-Executivo do Banco BTG Pactual e Analista de Empresas da UBS Investment Bank. Atualmente é Conselheiro de Administração da Cemig.

Maurício Fernandes Leonardo Júnior Conselheiro 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Administração, Bacharel em Letras pela UNOESTE, pós-graduado em Contabilidade e Finanças pela UFPR, pós-graduado em Marketing pela PUC-Rio, MBA pela UFMT e Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC. Foi Diretor Superintendente na Economus Instituto de Seguridade Social e Chief Operations Officer do Banco do Brasil em Viena. Atuou como Conselheiro Fiscal da CASSI e como Gerente Executivo na Diretoria de Pessoas no Banco do Brasil em Brasília. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig.

Afonso Henriques Moreira Santos Conselheiro Independente 29/04/2019

29/04/2019

A.G.O. 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica, com Mestrado em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal de Itajubá. Doutor em Planejamento Energético pela UNICAMP. Livre Docente em Energia pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP. Pós-doutoramento em energia e sustentabilidade em Paris. Foi professor da EFEI/UNIFEI e Diretor Geral e Diretor Técnico da DME Energética, empresa municipal de Poços de Caldas. Foi Diretor da Aneel e Secretário Nacional de Energia. Foi consultor na Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, para a reestruturação dos setores de eletricidade e gás natural. Foi sócio e coordenador técnico da Ecopart Investimentos. Atualmente é consultor da FUPAI, e sócio da iX Estudos e Projetos e da MS Consultoria.

Doris Beatriz França Wilhelm Conselheira Independente 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduada em Economia pela UFRGS, Mestre em Finanças Internacionais pela University of Westminster of London, com cursos de extensão em Global Finance and Development Economies pela London School of Economics e certificada pelo IBGC. Cerca de 30 anos no mercado de capitais como executiva de relações com investidores de grandes companhias listadas no Brasil e no exterior, como Unibanco, AmBev, Votorantim Papel e Celulose, Coteminas, Grendene, Paranapanema e Taurus. Sócia-Diretora e fundadora da Consultoria GCA - Governança Corporativa Aplicada. Foi membro titular do Conselho de Administração da Eldorado Brasil, da Viver, da Azevedo Travassos, da BRF e da Renuka do Brasil. Atualmente é membro do Conselho de Administração do IBGC, Conselheira de Administração titular da Pomi Frutas, Conselheira Fiscal titular da Metalúrgica Gerdau e da CVC e Conselheira Fiscal da Terra Santa Agro.

Raphael Manhães Martins Conselheiro Independente 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Direito e sócio do escritório Faoro Advogados. Foi Conselheiro Fiscal da Fibria Celulose e da Embratel Participações. Foi professor da UFRJ e da UERJ. Atualmente é Conselheiro de Administração da Eternit e Conselheiro Fiscal da Vale.

Carlos Alberto da Cruz Rep. dos Empregados 29/04/2019 29/04/2019 A.G.O. 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida, possui 35 anos de experiência em Sistemas Elétricos de Potência. Foi Engenheiro Sênior de Campo da Gerência de Projetos e Construção de subestações da Light e diretor do Sindicato dos Engenheiros por quatro mandatos. Foi auditor líder ambiental no processo de certificação dos sites da Light no SGA.

Vago          

O Conselho de Administração é assessorado pelos seguintes comitês:

Diretoria Executiva
Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato  
Ana Marta Horta Veloso Diretora Presidente e de Relações com Investidores 30/04/2019 Agosto de 2021  

Graduada em Ciências Econômicas pela UFMG e Mestre em Economia pela UFRJ. Foi Diretora-Presidente e Conselheira de Administração da Light, Diretora Estatutária na Equatorial e representante dos Conselhos de Administração da CEMAR, da CELPA e da Geradora de Energia do Norte. Integrou o Comitê de Auditoria e Segurança da Equatorial, exercendo a função de coordenadora executiva. Foi Conselheira de Administração da Eletropaulo.

Claudio Bernardo Guimarães de Moraes Diretor de Gestão Empresarial 31/05/2019 Agosto de 2021  

Graduado em Administração pela EBAP-FGV. Mestre em Economia Industrial pela Sorbonne (França). No BNDES atuou como Gerente Executivo e Chefe de Departamento e foi Superintendente da Área de Operações Indiretas e Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Foi eleito Diretor de Finanças da Light e depois retornou ao BNDES como Superintendente da Área de Mercado de Capitais e, posteriormente, como Assessor da Presidência.

Marcus Auguste Pimenta Diretor de Engenharia 28/06/2019 Agosto de 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho, MBA Executivo em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pelo IBMEC, pós-graduação em Avaliação Econômica e Financeira de Projetos pela FGV e em Engenharia de Manutenção pela COPPEAD-RJ. Possui vinte e dois anos de carreira construída no segmento de energia nos Grupos Light e Enel. Foi Gerente de Soluções Corporativas na Enel e atuou como Gerente de Manutenção e Operações de Alta Tensão e Superintendente de Serviços de Campo na Light.

Roberto Caixeta Barroso Diretor de Finanças e de Participações 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Administração pela UFMG e em Ciências Contábeis pela Unicentro Newton Paiva, com Especialização em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela FIPECAFI – USP. Foi Gerente Sênior de Auditoria na KPMG e Superintendente de Controladoria na Light, sendo responsável pelas áreas de contabilidade, tributos e base de remuneração regulatória. Atuou como presidente do Conselho Deliberativo da Braslight, membro do Conselho fiscal da Abradee, membro dos Conselhos de Administração da Light Esco, Axxiom, AD-Rio, e membro do Conselho Fiscal da SPE Olímpica e Norte Energia (UHE Belo Monte). 

Alessandra Genu Dutra Amaral Diretora de Energia e Comercialização 31/05/2019 Agosto de 2021  

Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ, MBA em Administração Empresarial na Dom Cabral e Mestrado em Engenharia Industrial-Finanças pela PUC-Rio. Exerceu o cargo de Diretora-Presidente da Energisa Comercializadora. Executiva com 28 anos de experiência em empresas dos segmentos de serviços essenciais, consumo e mineração e de origem estatal, multinacional e familiar, atuando em gestão de Unidade de Negócios, inteligência de marketing, planejamento de vendas e finanças.

Dalmer Alves de Souza Diretor Comercial 28/06/2019 Agosto de 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida, MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC, pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás pela UFF e pós-graduação em Avaliação Econômica e Financeira de Projetos pela FGV. Na Light ocupou a Superintendência Comercial e de Serviços de Campo, atuou na Superintendência de Distribuição e exerceu o cargo de Diretor de Engenharia.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de eleição Término do mandato  
Domenica Eisentein Noronha Conselheira 29/04/2019 A.G.O 2020  

Graduada em Administração pela Georgetown University com concentrações em Finanças, Negócios Internacionais e Economia. Certificada pela CFA, CGA, CPA-20 e Séries 7. Foi membro do Conselho Fiscal da Usiminas e da Embratel Participações. Atualmente é sócia da gestora Tempo Capital Gestão de Recursos e é membro do Conselho Fiscal da Lojas Americanas, da BRADESPar, da Oi e da Fibria Celulose.

Julia Figueiredo Goytacaz Sant´Anna Conselheira 29/04/2019 A.G.O 2020  

Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, com pós-graduação em Políticas Públicas pelo IUPERJ, Mestre pela Universidade de Londres e Doutora em Ciências Políticas pela UERJ. Foi Subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia, Assessora Especial e Assessora de Planejamento na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente é Secretária Estado de Educação de Minas Gerais.

Michele da Silva Gonsales Conselheira Suplente 29/04/2019 A.G.O 2020  

Graduada em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Foi Gerente do Departamento jurídico na empresa R&R Engenheiros Associados. Atualmente é sócia no escritório Ricardo Gimenez Sociedade de Advogados e conselheira fiscal da Cemig.

Maurício Rocha Alves de Carvalho Conselheiro Suplente 29/04/2019 A.G.O 2020  

Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, com MBA por Whaton e certificado pelo CFA, CNPI e IBGC. Foi Conselheiro Fiscal da Lojas Americanas, da Embraer, da Grendene, da SLC Agrícola, da Mills, da Sonae Sierra Brasil e da Tpy, e Conselheiro de Administração da Intersmart/Network. Foi presidente do Comitê de Finanças na Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I.

João Alan Haddad Conselheiro Suplente 29/04/2019 A.G.O 2020  

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva e em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas. Atuou como Analista Econômico Financeiro na Cemig e foi Diretor das empresas Parati, Redentor Energia, Rio Minas Energia Participações e Luce Empreendimentos e Participações, empresas do Grupo Cemig.

Comitês
  Comitê de Operações e Finanças Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade Comitê de Auditoria Estatutário
David Zylbersztajn  

Graduado em Engenharia, Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), MsC e BsC em Engenharia Mecânica da PUC-Rio. Parceiro sênior da DZ Negócios com Energia. Foi o primeiro Diretor Geral da ANP. Foi Secretário de Energia do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo. Foi presidente do Conselho de Administração da Eletropaulo, CPFL, CESP, COMGAS e Varig. Foi membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Petroreconcavo, Light, Parnaíba Gás Natural, ENEVA, Conselho Consultivo da União Européia, Programa de Cooperação ALURE e Conselho Consultivo da Philips do Brasil. Foi professor da Universidade de Campinas, no Departamento de Energia, professor e diretor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético da USP e professor da PUC-Rio no Instituto de Energia.

Ricardo Reisen de Pinho  

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em engenharia de produção/finanças, ambas pela PUC-Rio, e Doutor em administração/estratégia, pela FGV-EAESP. Possui especialização em administração por Wharton e por Harvard. É conselheiro certificado pelo IBGC, com especialização em Corporate Governance por Harvard Business School e pela Fundação Dom Cabral. Foi membro independente do Conselho de Administração da EMGEA, da BR Insurance, da Tupy, da Itacaré, da Saraiva Livreiros Editores, da Metalfrio Solutions e do Banco Nossa Caixa. Foi Conselheiro Fiscal da Bradespar e da Embratel. Atuou como executivo nas áreas de corporate e investment banking e de planejamento estratégico nos bancos ABNAmro, Garantia e Itaú, e como pesquisador sênior da Harvard Business School. Atualmente é membro independente dos Conselhos de Administração da Oi e do Brado Logística, e também membro do Conselho Consultivo da Editora do Brasil.

Afonso Henriques Moreira Santos  

Graduado em Engenharia Elétrica, com Mestrado em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal de Itajubá. Doutor em Planejamento Energético pela UNICAMP. Livre Docente em Energia pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da USP. Pós-doutoramento em energia e sustentabilidade em Paris. Foi professor da EFEI/UNIFEI e Diretor Geral e Diretor Técnico da DME Energética, empresa municipal de Poços de Caldas. Foi Diretor da Aneel e Secretário Nacional de Energia. Foi consultor na Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, para a reestruturação dos setores de eletricidade e gás natural. Foi sócio e coordenador técnico da Ecopart Investimentos. Atualmente é consultor da FUPAI, e sócio da iX Estudos e Projetos e da MS Consultoria.

Doris Beatriz França Wilhelm  
Graduada em Economia pela UFRGS, Mestre em Finanças Internacionais pela University of Westminster of London, com cursos de extensão em Global Finance and Development Economies pela London School of Economics e certificada pelo IBGC. Cerca de 30 anos no mercado de capitais como executiva de relações com investidores de grandes companhias listadas no Brasil e no exterior, como Unibanco, AmBev, Votorantim Papel e Celulose, Coteminas, Grendene, Paranapanema e Taurus. Sócia-Diretora e fundadora da Consultoria GCA - Governança Corporativa Aplicada. Foi membro titular do Conselho de Administração da Eldorado Brasil, da Viver, da Azevedo Travassos, da BRF e da Renuka do Brasil. Atualmente é membro do Conselho de Administração do IBGC, Conselheira de Administração titular da Pomi Frutas, Conselheira Fiscal titular da Metalúrgica Gerdau e da CVC e Conselheira Fiscal da Terra Santa Agro.
Raphael Manhães Martins    

Graduado em Direito e sócio do escritório Faoro Advogados. Foi Conselheiro Fiscal da Fibria Celulose e da Embratel Participações. Foi professor da UFRJ e da UERJ. Atualmente é Conselheiro de Administração da Eternit e Conselheiro Fiscal da Vale.

Carlos Alberto da Cruz  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida, possui 35 anos de experiência em Sistemas Elétricos de Potência. Foi Engenheiro Sênior de Campo da Gerência de Projetos e Construção de subestações da Light e diretor do Sindicato dos Engenheiros por quatro mandatos. Foi auditor líder ambiental no processo de certificação dos sites da Light no SGA.

Hudson Felix Almeida    

Graduado em Administração pela UFMG, MBA Executivo do INSPER/SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC/SP. Empreendedor e sócio-diretor de negócio no ramo geriátrico na Integridade, foi Gerente Geral de Recursos Humanos (Brasil) da Gerdau e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ouro Branco. Atualmente ocupa o cargo de Head of HR da Cemig.

Robson de Oliveira Carminati    

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MBA em Gestão de Finanças pela Fundação Dom Cabral. Foi membro do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia e Madeira Energia. Também participou como membro dos comitês de investimento do FIP Malbec e do FIP Melbourne. Foi Diretor da Rio Minas Energia Participações e da Luce Empreendimentos e Participações. Atualmente é membro dos Comitês Financeiro e de Avaliação Técnica da Gasmig.

Clique no nome dos Diretores e Conselheiros para ver a experiência profissional.

Última atualização em

Índices Índices
Close