Light

Relações com Investidores

Desenvolvimento Socio Cultural

Desenvolvimento da Área de Concessão

Instituto Light

O Instituto Light para o Desenvolvimento Urbano e Social tem como missão contribuir para o aprimoramento das condições econômicas e sociais da área de concessão da Light.

http://www.light.com.br/grupo-light/Instituto-Light/default.aspx

 

Centro Cultural Light

Uma das melhores expressões do cuidado com que a Light trata o passado e contribui para o futuro do Rio de Janeiro é o Centro Cultural Light (CCL), construído no prédio histórico da sede da empresa, no centro da cidade. A importância deste prédio para a memória do Rio levou o governo federal a decretar o tombamento de sua fachada, em 1985. Entre as várias utilizações que teve desde que foi construído, em 1911, uma das mais curiosas foi ter abrigado uma garagem de bondes onde, a partir de 1994, passou a funcionar o CCL.

Guardião de um rico acervo histórico sobre a empresa, a cidade e o Estado, o CCL não só apoia as artes, mas também promove encontros de cunho educacional. 

O CCL se caracteriza hoje num espaço de referência, constituindo-se no único no estado do Rio de Janeiro, que oferece de forma lúdica informações e experimentos sobre a história da eletricidade.

http://www.light.com.br/grupo-light/Centro-Cultural-Light/default.aspx

Light Recicla

O Projeto Light Recicla consiste na troca de lixo reciclável – resíduos sólidos como papel, alumínio, vidro, plástico, e óleo de cozinha – por créditos financeiros na conta de energia elétrica, com destinação organizada do material coletado no processo à indústria de reciclagem.

O projeto constitui um novo paradigma social, possibilitando uma alternativa para o pagamento das contas de energia elétrica da população de baixo poder aquisitivo, com um ganho médio de R$ 22,00 para cada cliente participante, bem como numa nova forma de tratamento dos resíduos gerados por essas comunidades, tendo em vista que está baseado na economia de energia obtida no reprocessamento desses resíduos e não na produção básica da matéria-prima. A eficiência energética decorre efetivamente da utilização menos intensiva da energia na cadeia produtiva e no processamento dos resíduos em nova matéria-prima.

Em síntese, para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética obtida pela multiplicação do peso total de material coletado pelo montante de energia economizada por unidade de peso, devido ao seu reprocessamento e a não retirada/processamento direto das matérias-primas da natureza.

Para exemplificar, a cada tonelada de metal, como latas de alumínio, por exemplo, retiradas da natureza, obtém-se uma economia de 5.000 kWh de energia, e esta é suficiente para atender a 50 unidades consumidoras residenciais de baixa renda, em média.

http://www.light.com.br/grupo-light/Sustentabilidade/desenvolvimento-da-area-de-concessao_light-recicla.aspx

Parque arqueológico e Ambiental

Os moradores de São João Marcos, no município de Rio Claro, no Vale do Paraíba, possuem uma ótima opção de cultura e lazer: o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Na construção do parque a concessionária investiu R$ 4milhões.

Os atrativos do Parque Arqueológico e Ambiental são: Programas Educativos, eventos culturais, visitações espontâneas, ações ambientais e culturais. 

http://www.light.com.br/grupo-light/Instituto-Light/parque-arqueologico-e-ambiental-sao-joao-marcos.aspx

Projeto Comunidade Eficiente

Realizado desde 2003, o Projeto Comunidade Eficiente (CE) desenvolve ações integradas que englobam a reforma de instalações elétricas, substituição de equipamentos ineficientes por eficientes, como lâmpadas e geladeiras, e que colaborem na educação do consumidor, em diversas comunidades de baixo poder aquisitivo no estado do Rio de Janeiro.

Por meio do CE, famílias de baixo poder aquisitivo estão aprendendo a usar de forma racional e eficiente a energia de suas residências.

Ações educacionais voltadas para a disseminação dos conceitos de eficiência energética e a conscientização dos moradores sobre a temática foram conduzidas por meio de visitas domiciliares, plantões de atendimento e eventos.

http://www.light.com.br/grupo-light/Sustentabilidade/desenvolvimento-da-area-de-concessao_comunidade-eficiente.aspx

Última atualização em