Light

Relações com Investidores

Perguntas Frequentes

Onde são negociadas as ações da Light?

As ações da Light estão registradas para negociação na Bovespa sob o código “LIGT3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

Quais os direitos das ações ordinárias da Light?

As ações da Light garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;
  • direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  • em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);
  • em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;
  • todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no Estatuto Social da Light e na Lei das Sociedades por Ações.

Como e onde a Light divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Light são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia (light.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Jornal do Commercio e Diário Oficial do Rio de Janeiro. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Light (light.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (cvm.gov.br).

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da Bovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Quem é responsável e onde é feito o atendimento aos acionistas?

O atendimento aos acionistas é efetuado através das agências do BRADESCO, que é a instituição financeira depositária das ações da Light   Serviços de Eletricidade S/A. Em caso de dúvidas, procure o Gerente em qualquer agência. Encontram-se relacionadas abaixo apenas as agências centrais do BRADESCO:

  • Rio de Janeiro: Rua Primeiro de Março, 45/47 – 2º Andar – Centro
  • São Paulo: Rua Quinze de Novembro, 233 – 1º Andar – Centro
  • Belo Horizonte: Rua da Bahia, 951
  • Brasília: Setor Comercial Sul – Quadra 2 – Bloco B 81
  • Curitiba: Rua Marechal Deodoro, 168
  • Fortaleza: Rua Barão do Rio Branco, 1.080
  • Manaus: Avenida Sete de Setembro, 895
  • Porto Alegre: Praça Oswaldo Cruz, 10
  • Recife: Rua Imperador D. Pedro II, 494-A
  • Salvador: Rua Miguel de Calmon, 32

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores?

Light S.A.
Rua Marechal Floriano, nº 168, bloco 1 – 1º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20080-002
light.com.br
E-mail: ri@light.com.br

Luiz Felipe Negreiros de Sá
Superintendente de Participações e Relações com Investidores

Mariana da Silva Rocha
Gerente de Relações com Investidores
tel: (21) 2211-2814 e e-mail: mariana.rocha@light.com.br

Leonardo Dias Wanderley
Analista de Relações com Investidores
tel: (21) 2211-2828 e e-mail: leonardo.wanderley@light.com.br

Bruna Dutra Alvarenga
Analista de Relações com Investidores
tel: (21) 2211-2660 e e-mail: bruna.alvarenga@light.com.br

Por que a Light utiliza EBITDA?

O EBITDA significa, para qualquer período, o Lucro Líquido da Light S.A. e de suas subsidiárias, calculado de forma consolidada para tal período, acrescido, desde que deduzido no cálculo de tal Lucro Líquido, sem duplicidade, da soma de (a) despesa de impostos sobre o Lucro Líquido, (b) Despesa Ajustada e Consolidada de Juros Brutos, (c) despesa de amortização e depreciação, (d) perdas extraordinárias e não recorrentes e (e) outros itens operacionais que não configurem saída de caixa e que reduzam o Lucro Líquido, menos, desde que incluído no cálculo de tal Lucro Líquido, sem duplicidade, (i) receitas financeiras, (ii) quaisquer ganhos extraordinários e não recorrentes, e (iii) outras receitas operacionais que aumentem o Lucro Líquido e que não configurem entrada de caixa;

O EBITDA é utilizado como uma medida de desempenho pela administração da Companhia e não é uma medida adotada pelas Práticas Contábeis Brasileiras ou Americanas, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado como um substituto para o lucro líquido, como indicador do desempenho operacional da Light ou como substituto para o fluxo de caixa, nem tampouco como indicador de liquidez.

A administração da Light acredita que o EBITDA é uma medida prática para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.

 

Última atualização em