Modelo de Negócio
O modelo de negócios da Light, sustentado pela governança corporativa e pelo modelo de gestão da companhia, está relacionado às atividades de distribuição, geração, comercialização e serviços de energia elétrica.
Para o desenvolvimento de nossas atividades, contamos com recursos e relacionamentos estabelecidos, que, seguindo a Estrutura Internacional para Relato Integrado, que propõe um modelo de negócios estruturado em seis capitais: Manufaturado, Natural, Humano, Intelectual, Social e de Relacionamento e Financeiro. Esses capitais, agindo em conjunto, permitem a geração de valor para todas as partes envolvidas e o alcance dos melhores resultados.
A seguir, estão apresentadas as maneiras como a Light cria e gera valor para seus stakeholders a partir de seu modelo de negócios.
Conheça mais sobre a Light no nosso Relatório Anual
A governança corporativa, um dos pilares ESG, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, garantindo relações saudáveis entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, órgãos de fiscalização e controle, colaboradores e demais stakeholders. Na Light, as boas práticas de governança corporativa contribuem com a sustentabilidade do negócio a curto, médio e longo prazo, facilitando acesso a recursos, aprimorando a qualidade da gestão empresarial e agregando valor, inclusive econômico, à imagem da Light perante a sociedade como um todo.
As diretrizes e práticas destinadas a atender aos objetivos de criação de valor para a Companhia e seus acionistas são sintetizadas no Manual de Governança Corporativa.
Veja a composição e as competências do Conselho de Administração, dos Comitês e da Diretoria Executiva da Light na página de Governança.
E conheça mais sobre nossa Governança Corporativa no Relatório Anual.
O relacionamento da Light com stakeholders é orientado pelo Código de Ética e Conduta Empresarial da Companhia. Ele organiza e formaliza direitos e deveres que devem ser observados e respeitados nas relações com governos, sociedade, clientes, acionistas, administradores, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, sindicatos, associações de classe, entre outros públicos.
O Código de Ética e Conduta da Light foi construído com base em sua ideologia organizacional, que é pautada na ética, na verdade e na transparência, mas também traz elementos importantes do Programa de Compliance e das contribuições do Comitê de Ética. As informações recebidas pelos canais de denúncia servem de subsídios para manter o Código de Ética atualizado e alinhado à cultura ética da Light.
Saiba mais sobre Ética e Compliance na Light no Código de Ética e Conduta Empresarial e no Relatório Anual.
O Compromisso da Light com a sustentabilidade remonta a 2005, quando ocorreu a adesão ao Novo Mercado da antiga Bovespa, atual B3. Desde 2007, a Companhia publica relatórios de sustentabilidade com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI) e, a partir de 2009, realiza periodicamente a avaliação de seus temas materiais. Desde 2021, o Relatório tem asseguração por Auditoria Independente.
Atualmente em seus reportes, além da GRI, aplica o modelo do relato integrado de acordo com as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC), a orientação técnica CPC 09 – Relato Integrado, aprovada pela Resolução CVM nº 14 e equivalências do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) para distribuidores e geradores de energia. O acompanhamento da estratégia climática é feito conforme as normas do CDP.
Para a execução de sua estratégia, a Light conta com um modelo de governança estruturado e ágil, que reflete a atual estrutura acionária pulverizada. A participação dos stakeholders, entre eles, acionistas, governo e órgãos reguladores, na execução da estratégia da Companhia é descrita nesta seção do site e ao longo do Relatório Anual.
Como signatária do Pacto Global da ONU, a Light assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que definem as prioridades e aspirações globais para 2030.
Dos 17 ODS, oito deles estão fortemente alinhados à estratégia da Light:
A relação entre esses objetivos, a cadeia de valor da Companhia e sua estratégia de atuação é estabelecida durante o processo de materialidade e demonstra o compromisso da Light com a geração de valor compartilhado.
Conheça mais sobre a estratégia da Light na seção Impactos no Negócio e Principais Indicadores e no Relatório Anual.
A Light revisa anualmente a Matriz de Riscos para avaliar os controles em vigor, identificar riscos emergentes e assegurar que os impactos e probabilidades dos riscos sejam medidos para cada processo. Em 2022, a Light trabalhou para automatizar toda a cadeia de gestão de risco e auditoria, com o objetivo de agilizar a
capacidade interna de antecipação aos riscos a partir do monitoramento sistemático de eventos suscetíveis a fraudes.
Concluído em 2022, o software de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos (GRC) se debruça sobre as diferentes etapas da gestão de riscos, o que permite maior integração e agilidade na comunicação entre a área de riscos e as demais áreas de negócios da Light.
Na norma interna de Gestão de Riscos Estratégicos, estão previstas cinco etapas de processo: identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação. Essa norma determina que os indicadores-chave de monitoramento, os Key Risk Indicators (KRIs), sejam estabelecidos em conjunto com as áreas responsáveis pelos riscos mapeados, registrados e organizados em dashboards, para acompanhamento das metas e objetivos alcançados.
Os temas relacionados a compliance e ESG são analisados e tratados transversalmente aos riscos estratégicos, verificando a existência desses em todos os riscos mapeados na Light. Por determinação da Política de Gestão de Riscos, essa modalidade de risco deve ser identificada, avaliada, tratada, monitorada e validada
junto à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria anualmente ou sempre que se fizer necessário.