Perguntas Frequentes
As ações da Light estão registradas para negociação na B3 sob o código “LIGT3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.
As ações da Light garantem aos seus titulares os seguintes direitos:
- direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;
- direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
- em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);
- em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da B3, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;
- todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da Light e na Lei das Sociedades por Ações.
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Light são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e na área de relações com investidores do website da Companhia (light.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.
As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Jornal do Commercio e Diário Oficial do Rio de Janeiro. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Light (light.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (http://www.b3.com.br/pt_br/) e Comissão de Valores Mobiliários (cvm.gov.br).
Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:
Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.
Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.
O atendimento aos acionistas é efetuado através das agências do BRADESCO, que é a instituição financeira depositária das ações da Light Serviços de Eletricidade S/A. Em caso de dúvidas, procure o Gerente em qualquer agência. Encontram-se relacionadas abaixo apenas as agências centrais do BRADESCO:
- Rio de Janeiro: Rua Primeiro de Março, 45/47 – 2º Andar – Centro
- São Paulo: Rua Quinze de Novembro, 233 – 1º Andar – Centro
- Belo Horizonte: Rua da Bahia, 951
- Brasília: Setor Comercial Sul – Quadra 2 – Bloco B 81
- Curitiba: Rua Marechal Deodoro, 168
- Fortaleza: Rua Barão do Rio Branco, 1.080
- Manaus: Avenida Sete de Setembro, 895
- Porto Alegre: Praça Oswaldo Cruz, 10
- Recife: Rua Imperador D. Pedro II, 494-A
- Salvador: Rua Miguel de Calmon, 32
Light S.A.
Rua Marechal Floriano, nº 168, bloco 1 – 1º andar
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20080-002
light.com.br
E-mail: ri@light.com.br
O EBITDA significa, para qualquer período, o Lucro Líquido da Light S.A. e de suas subsidiárias, calculado de forma consolidada para tal período, acrescido, desde que deduzido no cálculo de tal Lucro Líquido, sem duplicidade, da soma de (a) despesa de impostos sobre o Lucro Líquido, (b) Despesa Ajustada e Consolidada de Juros Brutos, (c) despesa de amortização e depreciação, (d) perdas extraordinárias e não recorrentes e (e) outros itens operacionais que não configurem saída de caixa e que reduzam o Lucro Líquido, menos, desde que incluído no cálculo de tal Lucro Líquido, sem duplicidade, (i) receitas financeiras, (ii) quaisquer ganhos extraordinários e não recorrentes, e (iii) outras receitas operacionais que aumentem o Lucro Líquido e que não configurem entrada de caixa;
O EBITDA é utilizado como uma medida de desempenho pela administração da Companhia e não é uma medida adotada pelas Práticas Contábeis Brasileiras ou Americanas, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado como um substituto para o lucro líquido, como indicador do desempenho operacional da Light ou como substituto para o fluxo de caixa, nem tampouco como indicador de liquidez.
A administração da Light acredita que o EBITDA é uma medida prática para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.
Um ADR é um certificado negociável dos Estados Unidos de titularidade de ações de uma companhia aberta não americana. Os ADR são cotados e negociados em dólares dos Estados Unidos em bolsas desse país. Eventuais dividendos também são pagos aos investidores em dólares. A intenção dos ADR é facilitar a aquisição, detenção e venda de ações não americanas por investidores dos Estados Unidos e oferecer a essas empresas um veículo de financiamento.
Esses investidores podem preferir a aquisição de ADR em vez de ações ordinárias no mercado local da emitente porque a negociação, compensação e liquidação de ADR são feitas de acordo com as convenções do mercado dos Estados Unidos. Uma das maiores vantagens de um ADR é que facilita a diversificação de investimentos em valores mobiliários estrangeiros. Os ADR também permitem a fácil comparação de ações de empresas similares, além de acesso a preços e informações de negociação, quando listados. Os detentores de ADR também apreciam a pronta distribuição de dividendos e o recebimento de ações societárias.
Não, não há incidência de IOF. Em 24 de dezembro de 2013, o Governo Federal reduziu para zero a alíquota de 1,5% que estava em vigor desde 2009.
As emitentes de ADR costumam ser grandes multinacionais. Qualquer empresa não americana que busque capital nos Estados Unidos ou expandir a sua base de investidores desse país pode emitir ADR.
Informações são facilmente acessíveis no site da Light. Os investidores podem se inscrever para receberem relatórios anuais e comunicados em inglês.
Os ADRs são negociados no mercado de balcão norte-americano (OTC).
J.P. Morgan. O banco depositário tem um papel-chave na emissão e no cancelamento de ADR. Além disso, mantém o registro do detentor de ADR e distribui dividendos em dólares dos Estados Unidos.
Cada ADR Light representa uma ação ordinária da Light.
O titular é aquele cujo nome aparece nos registros do depositário. O titular é considerado o titular registrado. O beneficiário é aquele cujos títulos se encontram registrados em nome de um terceiro, como um corretor, banco ou mandatário.
Os dividendos são distribuídos em dólares dos Estados Unidos e, de um modo geral, sofrem tributação igual à dos dividendos de ações desse país. Além disso, o governo do país de origem da empresa emissora poderá reter impostos na fonte. Dependendo de cada caso, as retenções fiscais estrangeiras podem ser apropriadas como créditos a compensar com impostos dos Estados Unidos ou constituir uma oportunidade de reembolso fiscal.