Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

A Companhia busca resultados sustentáveis e sólidos, construídos diariamente com o comprometimento de toda a força de trabalho. Para assegurar sua sustentabilidade, definiu um modelo de gestão próprio, com metas, desdobramento de metas e rotinas.

Olhar unificado para perdas e arrecadação

Desenvolvimento de estratégias e ações de combate às perdas que envolvam disciplina e ampliação de mercado com um olhar voltado às operações, incluindo inspeções de rotina, regularização e incorporação de clientes à base da Light, substituição de equipamentos obsoletos e implantação de novas tecnologias, além do contínuo treinamento e da gestão das equipes de campo.

Empresa forte, enxuta e com resultados concretos

Ênfase em melhoria operacional, com redução de despesas e provisões para contingências e com atuação em automatização de processos. A Companhia continuará a buscar a eficiência na alocação de recursos por meio da implantação de ferramentas para controlar custos, otimizar investimentos, bem como renegociar acordos com fornecedores.

Cliente no centro

Foco na melhoria da experiência do cliente, aumentando o conhecimento sobre suas necessidades. A Light antecipa-se às necessidades dos clientes e provê soluções inovadoras, revisando processos e melhorando continuamente seus canais de atendimento, que contarão com uso intensivo de tecnologia.

Geração de valor de longo prazo

Diferenciais competitivos que nortearão os resultados de longo prazo, com desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

Pessoas e cultura forte

Pessoas treinadas e engajadas com uma cultura de alta performance baseada em resultado. A companhia vem fortalecendo uma cultura interna de “senso de dono”,  valorizando os colaboradores com base na meritocracia, segurança e ética.

Pontos fortes

A companhia acredita que seu posicionamento no setor pode ser refletido nos seguintes pontos fortes:

Potencial de redução das perdas de energia

As atividades do plano de redução de perdas, revisado no início de 2021, seguem apresentando maior eficiência nas ações. Além das atividades de campo convencionais, ampliamos também a formalização e incorporação de energia de clientes que estavam cortados, a  regularização de condomínios clandestinos e a blindagem de rede de clientes de poder aquisitivo médio com elevada reincidência de furto de energia em áreas possíveis.

Como 2/3 das perdas não técnicas estão localizadas em áreas de tratamento especial, a Light busca continuamente formas de aprimorar sua relação com esses clientes. Com isso, vale destacar sua reaproximação com as comunidades, trabalho baseado na construção de parcerias e vínculos permanentes, de forma que a presença da Light nessas áreas seja resgatada.

Eficiência do processo de cobrança

Como parte da estratégia comercial da Companhia, foram intensificadas as iniciativas de cobrança com a adoção de diversas ações, incluindo reportar clientes inadimplentes a agências de crédito, suspender a entrega de energia a clientes inadimplentes e negociar dívida vencida acumulada. Além disso, em 2021, a Companhia implementou o uso do cartão de crédito e débito nas agências e equipes de campo.

Excelência na prestação de serviços

A Light busca investir constantemente na melhoria da qualidade de seus serviços, por meio da aplicação de recursos em novos e modernos equipamentos, além da manutenção preventiva dos que estão em uso, da utilização de tecnologias de ponta no atendimento ao consumidor e de um programa de treinamento de seu pessoal.

Os índices de qualidade permanecem em uma trajetória consistente de bons resultados em função das melhorias operacionais e investimentos realizados ao longo dos últimos períodos. No fim de 2021,  a Light foi considerada a 3ª melhor distribuidora do país em termos de FECi e a 4ª melhor no DECi entre as distribuidoras com mais de 1 milhão de clientes.

Equipe de gestão com vasta experiência no setor elétrico

Os executivos possuem extensa atuação no setor elétrico com uma experiência média de 17 anos no setor.

O modelo de gestão combina metas individuais e coletivas, assim como remuneração variável destinada a atrair e reter profissionais qualificados, alinhando os interesses dos acionistas aos da administração.

Companhia em área de concessão concentrada e desenvolvida

A Light distribui energia para cerca de 4,3 milhões de consumidores em uma área de concessão que inclui a região metropolitana do Rio de Janeiro, localizada no estado com 2º maior PIB do País. A Companhia possui a segunda maior base de remuneração regulatória do País e o quarto maior sistema subterrâneo reticulado do mundo, sendo considerada também a segunda concessão mais complexa do Brasil.

A companhia ainda opera um parque gerador próprio, com uma capacidade instalada de 873 MW. A atuação integrada, conjugada à atividade de comercialização, possibilita um balanceamento estratégico entre os segmentos de distribuição e de geração de energia.

No segmento de comercialização de energia, a Lightcom atua na intermediação de operações de compra e venda, atendendo ao mercado de consumidores livres.

Performance competitiva do segmento de geração

A Companhia possui um portifólio de usinas plenamente operacionais com energia vendida exclusivamente no Mercado Livre e baixo custo de operação, propiciando uma geração de caixa estável e com maior previsibilidade no longo prazo. Além disso, a atuação no segmento de Geração dá à Companhia flexibilidade para mapear oportunidades de comercialização de energia com margens mais atrativas.

Base de clientes diversificada

A Light possui uma base de clientes diversificada entre os segmentos residencial e comercial, dependendo, em menor escala, do desempenho do segmento industrial.

A carteira diversificada de clientes, aliada às características de distribuição de renda na região metropolitana do Rio de Janeiro, reduz os riscos relacionados à diminuição do consumo. O mercado residencial tende a ser menos sensível às oscilações da economia quando comparado ao mercado industrial, que reage mais rapidamente a reduções no ritmo de desenvolvimento e crescimento econômico.

Índices Índices