Estratégia e Vantagens Competitivas
Estratégia
A Companhia busca resultados sustentáveis e sólidos, construídos diariamente com o comprometimento de toda a força de trabalho. Para assegurar sua sustentabilidade, definiu um modelo de gestão próprio, com metas, desdobramento de metas e rotinas.
Desenvolvimento de estratégias e ações de combate às perdas que envolvam disciplina e ampliação de mercado com um olhar voltado às operações, incluindo inspeções de rotina, regularização e incorporação de clientes à base da Light, substituição de equipamentos obsoletos e implantação de novas tecnologias, além do contínuo treinamento e da gestão das equipes de campo.
Ênfase em melhoria operacional, com redução de despesas e provisões para contingências e com atuação em automatização de processos. A Companhia continuará a buscar a eficiência na alocação de recursos por meio da implantação de ferramentas para controlar custos, otimizar investimentos, bem como renegociar acordos com fornecedores.
Foco na melhoria da experiência do cliente, aumentando o conhecimento sobre suas necessidades. A Light antecipa-se às necessidades dos clientes e provê soluções inovadoras, revisando processos e melhorando continuamente seus canais de atendimento, que contarão com uso intensivo de tecnologia.
Diferenciais competitivos que nortearão os resultados de longo prazo, com desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Pessoas treinadas e engajadas com uma cultura de alta performance baseada em resultado. A companhia vem fortalecendo uma cultura interna de “senso de dono”, valorizando os colaboradores com base na meritocracia, segurança e ética.
Pontos fortes
A companhia acredita que seu posicionamento no setor pode ser refletido nos seguintes pontos fortes:
As atividades do plano de redução de perdas, revisado no início de 2021, seguem apresentando maior eficiência nas ações. Além das atividades de campo convencionais, ampliamos também a formalização e incorporação de energia de clientes que estavam cortados, a regularização de condomínios clandestinos e a blindagem de rede de clientes de poder aquisitivo médio com elevada reincidência de furto de energia em áreas possíveis.
Como 2/3 das perdas não técnicas estão localizadas em áreas de tratamento especial, a Light busca continuamente formas de aprimorar sua relação com esses clientes. Com isso, vale destacar sua reaproximação com as comunidades, trabalho baseado na construção de parcerias e vínculos permanentes, de forma que a presença da Light nessas áreas seja resgatada.
Como parte da estratégia comercial da Companhia, foram intensificadas as iniciativas de cobrança com a adoção de diversas ações, incluindo reportar clientes inadimplentes a agências de crédito, suspender a entrega de energia a clientes inadimplentes e negociar dívida vencida acumulada. Além disso, em 2021, a Companhia implementou o uso do cartão de crédito e débito nas agências e equipes de campo.
A Light busca investir constantemente na melhoria da qualidade de seus serviços, por meio da aplicação de recursos em novos e modernos equipamentos, além da manutenção preventiva dos que estão em uso, da utilização de tecnologias de ponta no atendimento ao consumidor e de um programa de treinamento de seu pessoal.
Os índices de qualidade permanecem em uma trajetória consistente de bons resultados em função das melhorias operacionais e investimentos realizados ao longo dos últimos períodos. No fim de 2021, a Light foi considerada a 3ª melhor distribuidora do país em termos de FECi e a 4ª melhor no DECi entre as distribuidoras com mais de 1 milhão de clientes.
Os executivos possuem extensa atuação no setor elétrico com uma experiência média de 17 anos no setor.
O modelo de gestão combina metas individuais e coletivas, assim como remuneração variável destinada a atrair e reter profissionais qualificados, alinhando os interesses dos acionistas aos da administração.
A Light distribui energia para cerca de 4,3 milhões de consumidores em uma área de concessão que inclui a região metropolitana do Rio de Janeiro, localizada no estado com 2º maior PIB do País. A Companhia possui a segunda maior base de remuneração regulatória do País e o quarto maior sistema subterrâneo reticulado do mundo, sendo considerada também a segunda concessão mais complexa do Brasil.
A companhia ainda opera um parque gerador próprio, com uma capacidade instalada de 873 MW. A atuação integrada, conjugada à atividade de comercialização, possibilita um balanceamento estratégico entre os segmentos de distribuição e de geração de energia.
No segmento de comercialização de energia, a Lightcom atua na intermediação de operações de compra e venda, atendendo ao mercado de consumidores livres.
A Companhia possui um portifólio de usinas plenamente operacionais com energia vendida exclusivamente no Mercado Livre e baixo custo de operação, propiciando uma geração de caixa estável e com maior previsibilidade no longo prazo. Além disso, a atuação no segmento de Geração dá à Companhia flexibilidade para mapear oportunidades de comercialização de energia com margens mais atrativas.
A Light possui uma base de clientes diversificada entre os segmentos residencial e comercial, dependendo, em menor escala, do desempenho do segmento industrial.
A carteira diversificada de clientes, aliada às características de distribuição de renda na região metropolitana do Rio de Janeiro, reduz os riscos relacionados à diminuição do consumo. O mercado residencial tende a ser menos sensível às oscilações da economia quando comparado ao mercado industrial, que reage mais rapidamente a reduções no ritmo de desenvolvimento e crescimento econômico.