Relatórios
A gestão da empresa voltada para a sustentabilidade pode ser comprovada nas mais diversas iniciativas. A preocupação com a transparência, a objetividade e a clareza na comunicação com todos os stakeholders e o compromisso com a ética e as melhores práticas da governança corporativa constituem a garantia do reconhecimento da Light junto ao mercado.
Processo de construção da materialidade
A gestão da empresa voltada para a sustentabilidade pode ser comprovada nas mais diversas iniciativas. A preocupação com a transparência, a objetividade e a clareza na comunicação com todos os stakeholders e o compromisso com a ética e as melhores práticas da governança corporativa constituem a garantia do reconhecimento da Light junto ao mercado.
Desde 2009, o Relatório Anual da Light é produzido com base em sua Matriz de Materialidade, que norteia a construção de todo o conteúdo reportado ao setor elétrico, aos órgãos reguladores e à sociedade em geral. A Matriz de Materialidade apresenta os temas relevantes (materiais) que geram valor para a empresa e seus stakeholders.
- Em 2009, identificamos o impacto de cada stakeholder, utilizando critérios estabelecidos pela norma AA 1000 – responsabilidade, influência, proximidade, dependência, representação e interação estratégica e política –, realizamos o processo de engajamento e definimos a primeira Matriz de Materialidade da Light.
- Em 2010, durante o encontro Painel de Especialistas, que contou com a participação de representantes da Companhia e sete especialistas, os temas materiais apontados, em 2009, como de alta relevância foram validados.
- Em 2011, a Light revalidou os temas de alta relevância durante o processo de planejamento estratégico, refletindo as expectativas dos stakeholders nas frentes que norteiam todo o Plano Estratégico.
- Em 2012, reavaliamos a Matriz de Materialidade, categorizando os resultados em grandes temas e avaliando se estavam contemplados no Planejamento Estratégico.
- Em 2013, a Light confirmou a priorização das questões mais relevantes na ótica da Companhia e dos stakeholders.
- Em 2014, elaboramos a nova Matriz de Materialidade, com o objetivo de transformá-la em referência para o embasamento de decisões do negócio.
- Em 2016, revisitamos a nossa Matriz de Materialidade a fim de alinhá-la com as prioridades atuais da empresa e dos stakeholders.
- Em 2019, a Matriz de Materialidade foi novamente revista, a fim de considerar os pilares do Plano de Turnaround da companhia e as demandas atuais dos stakeholders.
- Em 2021, a Matriz de Materialidade foi novamente revisitada em 2021, em um processo coordenado pelo Comitê ESG+.
Em 2022, considerando o padrão GRI 103, a Light revisitou a Matriz de Materialidade como forma de identificar os temas relevantes presentes em
suas atuais atividades de acordo com a visão dos principais stakeholders. A iniciativa contribuiu para incorporar as percepções dos públicos consultados à produção deste documento e será uma fonte de orientação para o desenvolvimento de estratégias e ações de aprimoramento a serem trabalhadas no ano.
O processo tomou como base a matriz anterior e incluiu a avaliação de benchmarks nacionais e internacionais do setor elétrico e documentos setoriais. A análise prévia de dados considerou ainda documentos internos disponibilizados pela Companhia, relatórios, artigos, webinars e conteúdo divulgado na imprensa. A análise envolveu também os registros de dados de instituições às quais a Companhia reporta seu desempenho em todas as áreas de atividades.
Temas materiais 2022/2023
Os stakeholders da Light foram inicialmente identificados no processo de definição de sua primeira Matriz de Materialidade, em 2009, com metodologia desenvolvida pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que levantou o público de relacionamento da Companhia, totalizando 343 partes interessadas.
Na revisão da Matriz de Materialidade realizada em 2022, os públicos estratégicos foram identificados na definição da Matriz de Materialidade com o apoio de uma consultoria externa e priorizados a partir dos seguintes critérios: influência, dependência e relacionamento com o negócio. O processo mapeou dez grupos principais: acionistas e mercado financeiro, conselho, lideranças, colaboradores, terceiros/empresas parceiras, fornecedores, clientes, associações/ONGS, prefeituras e órgão regulador.
Esse processo resultou na identificação de 20 temas potenciais, levados a consulta de priorização por meio de questionário online entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. As consultas procuraram cobrir, em cada tema, os eixos de análise de materialidade – impactos social e ambiental e percepção de relevância.
O questionário foi respondido por 432 pessoas, representando os públicos de relacionamento da Light. Para captar percepções mais detalhadas, foram realizadas seis entrevistas em profundidade com representantes da liderança e reuniões com grupos de trabalho envolvendo 16 colaboradores.
O resultado dessa consulta chegou a oito temas materiais. Dois outros temas foram incluídos posteriormente por recomendação da liderança e do Conselho de Administração devido a sua importância para o negócio. Eles refletem a
evolução das preocupações da Companhia e de seus stakeholders em relação aos temas do ano anterior, como visto no quadro comparativo abaixo.
Relatórios Anuais
Outros Relatos
Destacamos as adesões ao Novo Mercado da B3; a prestação de contas feita de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e a participação no grupo de empresas da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, entre 01/01/2008 e 15/05/2023.
Veja o CDP 2022 Light S.A.