Administração

Conselho de Administração
Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Data do Mandato Término do Mandato  
Nelson José Hubner Moreira Presidente do Conselho 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por 4 anos, durante o período de 2009 a 2013. Atuou como Ministro no Ministério das Minas e Energia, durante os anos de 2007 e 2008.

Mauro Borges Lemos Vice Presidente do Conselho 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e com Pós – Doutorado pela Universite de Paris XI (Paris-Sud), UP. XI, França e pela University of Illinois, Estados Unidos. Desde janeiro de 2015 ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais-Cemig, da Cemig Distribuição S.A. e da Cemig Geração e Transmissão S.A., além de ser Vice- Presidente do Conselho de Administração das Companhias acima descritas. Foi Ministro do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio Exterior entre fevereiro de 2014 a janeiro de 2015 e foi Presidente da  Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI de 2011 a 2014.

Marcello Lignani Siqueira Conselheiro 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Engenharia Civil e Eletrônica pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Exerceu, nos anos de 1999 a 2012, o cargo de Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, e Presidente da Companhia Municipal de Saneamento de Juiz de Fora de 1995 a 1998. Tornou-se Deputado Federal por Minas Gerais no período entre 2003 e 2007. Entre 2007 a 2011, atuou como Diretor de Administração e Finanças da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Marcelo Rocha Conselheiro 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Administração de Empresas pela FACECA – MG, é, desde 2015 Assessor do Secretário de Estado do Governo de Minas Gerais. Anteriormente ocupou os cargos de Assessor da Diretoria de Gestão Corporativa de Furnas (2010-2011 e 2013 a 2015) e foi Diretor Administrativo Financeiro da Associação Comercial e Industrial de Elói Mendes (2010 a 2013).

Luis Fernando Paroli Santos Conselheiro 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Ciência da Computação,  Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com MBA em Logística e Suprimentos pela UEMG. Atuou na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG como Diretor de Distribuição e Comercialização (desde fevereiro de 2017), cargo que passou a acumular com a função já exercida de Diretor de Relações Institucionais e Comunicação (desde março de 2016). Ocupou o cargo de assessoria da presidência da CEMIG (2016). Foi Diretor de Administração de Furnas Centrais Elétricas S.A. (2008 a 2016). Atualmente é Presidente do Conselho Diretor e Diretor Presidente da Fundação Comitê de Gestão Empresarial - Fundação COGE, tendo atuado de 2011 a 2014, como Vice-Presidente.  Em maio de 2017, foi eleito membro do Conselho de Administração da Light S.A.. Foi membro dos Conselhos de Administração das seguintes empresas: Consórcio UHE Baguari e Retiro Baixo (2010-2012); Companhia Transleste de Transmissão (2010-2012); Companhia Transirapé de Transmissão (2011-2012); Companhia Transudeste de Transmissão, Companhia de Transmissão Centroeste de Minas Gerais e Companhia de Transmissão Furnas-Pimenta II (2011-2012).

André Juaçaba de Almeida Conselheiro 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Formado em ciências econômicas pela Universidade Cândido Mendes, com MBA em Direito Empresarial pelo IBMEC e com curso de Economia pela Strasbourg. Atualmente ocupa o cargo de Manager Director no Banco Santander (desde março de 2016) (setor financeiro). Anteriormente, foi sócio diretor da Leste Investimentos (de agosto de 2015 a março de 2016) (setor financeiro), vice-presidente da Goldman Sachs S.A. (de maio de 2007 a abril de 2015) (setor financeiro).

João Pinheiro Nogueira Batista Conselheiro Independente 27/04/2018

27/04/2018

A.G.O. 2020  

Graduado em Economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) /RJ, pós-graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Gama Filho. Atualmente faz parte do Conselho Administrativo da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S/A, da Cerradinho Bioenergia S.A , da Springs Global Participações S.A. e da Ocyan Participações S.A. e Conselheiro independente da Odebrecht Engenharia e Construção S/A. Entre 2014 e 2017 foi Diretor Presidente da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S/A. De 2013 a 2014 foi Diretor Executivo do Comitê de Aquisições e Fusões, atuando no Planejamento, organização, montagem e venda do mais importante esforço de auto regulação do mercado de capitais brasileiro depois do Novo Mercado, inspirado no Takeover Panel inglês e contando com o apoio da Bovespa, Amec, Anbima e IBGC. Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa- IBGC e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores- IBRI.

Ricardo Reisen de Pinho Conselheiro Independente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Engenharia Mecânica (PUC-RJ/1984), com Mestrado em Finanças (PUC-RJ/1989) e Doutorado em Administração de Empresas (FGV-SP/2008). Também cursou o Program Management Development (Harvard/99) e Advanced Management Program (Wharton/01) e é Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Desde 2006 atua como Conselheiro de Administração independente em diversas companhias, tais como: Brado Logística (2012-atual), Tupy S.A. (2009-atual),Brasil insurance (2016-atual), Saraiva (2009-2012 e 2013-2015), Itacaré Capital (2009-2015), LAB SSJ (2009-2013), Metalfrio (2007-2011), Banco Nossa Caixa (2008-2009), Embratel (2008-2010), AACD (2006-2014). Atuou  como executivo nas áreas de corporate e investment banking em organizações  como Itaú, Garantia e ABNAmro entre 1985 e 2001, e como senior researcher para a Harvard Business School  entre 2002 e 2014. 

Silvio Artur Meira Starling Conselheiro Independente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Economia pela Faculdade Bennet/RJ. Desde 2007 é Assessor Especial de Gestão de Negócios do Comandante da Marina. Entre 2005 e 2007 atuou como Coordenador do Orçamento da Marinha. Além destes, ocupou diversos cargos dentro da Marinha desde 1991. De 1991 a 1993 foi Chefe de Departamento de Compras da Comissão Naval Brasileira na Europa, em Londres, com área de atuação em toda a Europa e Ásia. Recebeu diversas condecorações, como: Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Naval (Comendador); Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito Aeronáutico (Comendador).

Raphael Manhães Martins Conselheiro Independente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  
Graduado pela Faculdade Estadual do Rio de Janeiro, em 2006. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro, e sócio do escritório Faoro Advogados, desde 2010. Conselheiro Fiscal (Titular) da Light S.A. desde 2014. Conselheiro Fiscal (Titular) da Vale S.A. desde 2015. Conselheiro Fiscal (Titular) da Fibria Celulose S.A.. Conselheiro Fiscal (Titular) da Embratel Participações S.A., em 2014. Conselheiro de Administração (Titular) da Eternit S.A. desde 2015. Conselheiro Fiscal (Suplente) da Embratel Participações S.A. de 2010 até 2014. Conselheiro Fiscal (Suplente) da Light S/A, em 2012/2013. Foi professor da UFRJ e UERJ.
Carlos Alberto da Cruz Rep. dos Empregados 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Veiga de Almeida, possui 35 anos de experiência em Sistemas Elétricos de Potência. Foi responsável pelo acompanhamento de diversos projetos da Gerência de Projetos e Construção de Subestações e Linhas de Transmissão. É auditor líder ambiental no processo de Certificação dos sites da Light (SGA). Atualmente é Engenheiro Senior de Campo da Gerência de Projetos e Construção de subestações da Light. Diretor do Sindicato dos Engenheiros há quatro mandatos.

Brunno do Carmo Silva Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Formado, em 2005, em Administração, pela Faculdade Promove em Belo Horizonte e em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. Como auditor de processos ISO 14000 atuou de 2004 a 2009 como gerente de resíduos sólidos e Gestor Ambiental no segmento privado, também atuou como parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação da faculdade Pitágoras. De 2008 a 2010 participou do consórcio para viabilização de aterros sanitários na região metropolitana. De 2010 a 2012 foi Secretário de Administração e Secretário da Fazenda de Municípios do Centro Oeste Mineiro. Também neste período viabilizou como perito em impactos ambientais, documentação e manejo estrutural local para recuperação dos lixões buscando junto aos órgãos do estado o reconhecimento dos locais como Consórcios de Aterros Controlados. De 2013 a 2014 foi nomeado Controlador Geral do Município de Ipatinga, participando ativamente no programa de cidades sustentáveis contribuindo para que governo e sociedade civil promovessem trabalhos com o foco no desenvolvimento sustentável no município. Janeiro de 2015 a Novembro de 2015 atuou como Diretor de meio Ambiente da Companhia de Saneamento de Minas Gerias / COPASA S.A ajudando a Instituição a desenvolver mecanismos que pudesse viabilizar um entendimento técnico e jurídico mais adequado para ações ambientes. Dezembro de 2015 assumiu a assessoria da Vice Presidência da COPASA. Ao mesmo tempo em Novembro de 2016 até a data atual exerce a função de Conselheiro Fiscal Suplente da Gasmig examinando os relatórios fiscais da Empresa para efeito de compilações contábeis.

Aline Bracks Ferreira Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Engenheira civil, possui MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica e Gás Natural pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Desenvolvimento de Negócios de Distribuição na CEMIG. Entre 2014 e 2016 foi Gerente de Coordenação de Gestão de Desenvolvimento de Negócios da CEMIG. A Sra. Aline é membro titular do Conselho de Administração da Empresa Norte de Transmissão de Energia S.A.-ENTE e membro suplente dos Comitês de Investimentos do Fundo de Investimento em Participações Malbec-FIP Malbec e do Fundo de Investimento em Participações Melbourne-FIP Melbourne.

Andréa Belo Lisboa Dias Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Bacharel em letras pela UFMG, com diversas especializações, entre elas Relações Internacionais pela PUC Rio e Gestão de Responsabilidade Social pela PUC Minas. Foi Consultora AC da Hope Recursos Humanos (2015/2016) atuando na Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobrás (Setor de petróleo e gás) e Consultora Sênior I da Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software atuando na Gerência de Tecnologia do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CENPES) (2013 a 2015), no setor de tecnologia.

Sérgio Gomes Malta Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Administração Pública na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, em dezembro de 1978. Mestre em Economia Industrial no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Industrial, da Universidade de Paris I – Sorbonne, em 1980. Foi Diretor Geral Adjunto do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica em 1992/93 e Chefe do Serviço de Acompanhamento de Preços Públicos do Ministério da Fazenda em 1993.Atualmente é Presidente do Conselho de Energia da FIRJAN, Conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ, Membro do Conselho de Administração da FIRJAN, e Diretor da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA. É diretor do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia.

Roberto Miranda Pimentel Fully Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Carantinga, possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Fucape, especialização em Auditoria Contábil e Financeira pela Faculdade Machado Sobrinho.  Possui experiência como Diretor das Faculdades Unificadas Doctum de Guarapari (2009). Possui experiência como Diretor das Faculdades Unificadas Doctum de Manhuaçu (2008) Coordenador do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas Doctum de Manhuaçu (2015) Coordenador do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Caratinga (2014 a 2015) Coordenador do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas Doctum de Iúna (2004 a 2005) Coordenador do Convênio de Perícia com o TJMG e com as Faculdades Integradas de Caratinga (2000 a 2003). Coordenador da pesquisa de Diagnóstico do Perfil do Micro Empreendedor Individual de Caratinga.

Yuri Fonseca Choucair Ramos Conselheiro Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Formado pela PUC de Minas Gerais, com MBA em Economia Aplicada em Finanças pela FGV. Atualmente ocupa o cargo de Manager Director – Head das áreas de Investment Bank e Credit Markets no Banco Votorantim (desde maio de 2017) (setor financeiro). Anteriormente foi sócio da Thoreos Consultoria (de junho de 2013 a março de 2017) (setor financeiro) e Manager Director do Banco Santander – Head da área de Financial Sponsors na Europa (de janeiro de 2011 a dezembro de 2012) (setor financeiro).

Bernardo Zito Porto Conselheiro
Independente Suplente
27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Advogado, professor na University of Missouri Kansas City School of Law. Atuou como associado do escritório Faoro & Fucci. É mestre em direito pela University of Michigan.

Aristóteles Luiz Menezes Vasconcellos Drummond  Conselheiro Independente Suplente 03/09/2018 03/09/2018 A.G.O. 2020  
Graduado em jornalismo, profissional de Relações Públicas e administrador de empresas. Foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG (de 1999 a 2015), membro do Conselho Fiscal da Light S.A. (de 2006 a 2015). Desde 2014 é membro do Conselho de Administração Energisa Mato Grosso - Distribuidora de Energia S.A., e desde 2017 é membro dos Conselhos de Administração da PHAROL, SGPS S.A. (Portugal) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/RJ.
Magno dos Santos Filho Rep. dos Empregados Suplente 27/04/2018 27/04/2018 A.G.O. 2020  

Desde 2002 é Presidente do Sintergia, iniciou suas atividades no Centro de Aprendizes de Ofícios nas instalações do complexo de oficinas de Triagem em 1978. Exerceu atividades de Operador de Subestações na Light Serviços de Eletricidade S.A. até 1994, quando foi eleito Diretor do Sindicato dos Urbanitários, sendo liberado pela empresa para exercer as atividades sindicais. Em Junho de 2009, assume a Secretaria Geral da Federação dos Urbanitários, continuando como Diretor de Formação do Sintergia.

Marcos Bastos Rocha  Conselheiro Independente Suplente 03/09/2018 03/09/2018 A.G.O. 2020  
Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME com MBA em Finanças pela PUC-RJ e MBA Executivo em Gestão pelo IBMEC. Atualmente, é Senior Advisor (não executivo) para as áreas de Infraestrutura e Reestruturação da Roland Berger Strategy Consultants (desde de setembro de 2015), sócio sênior da DealMaker - Boutique Financeira Independente (desde julho de 2015); membro do Conselho de Administração da BC2 Construtora S.A. (desde de abril de 2016); membro independente do Conselho de Administração da Oi S.A. (desde janeiro de 2018); e membro do Conselho de Administração da Brazil Fast Food Corporation (desde setembro de 2009). Anteriormente, foi vice-presidente administrativo financeiro da Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (de janeiro de 2010 a junho de 2015), além de ter sido membro do Conselho de Administração dos seguintes ativos do portfólio da Invepar: Linha Amarela S.A.; Concessionária Litoral Norte; Concessionária Auto Raposo Tavares; Concessionária Bahia Norte; Concessionária Rota do Atlântico; Via Rio; Via 040; Metrô Rio; Metrobarra; VLT Carioca e GRU Airport.
Vago Conselheiro Independente Suplente        

O Conselho de Administração é assessorado pelos seguintes comitês:

Diretoria Executiva
Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato  
Luis Fernando Paroli Santos Diretor Presidente 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Ciência da Computação,  Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com MBA em Logística e Suprimentos pela UEMG. Atuou na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG como Diretor de Distribuição e Comercialização (desde fevereiro de 2017), cargo que passou a acumular com a função já exercida de Diretor de Relações Institucionais e Comunicação (desde março de 2016). Ocupou o cargo de assessoria da presidência da CEMIG (2016). Foi Diretor de Administração de Furnas Centrais Elétricas S.A. (2008 a 2016). Atualmente é Presidente do Conselho Diretor e Diretor Presidente da Fundação Comitê de Gestão Empresarial - Fundação COGE, tendo atuado de 2011 a 2014, como Vice-Presidente.  Em maio de 2017, foi eleito membro do Conselho de Administração da Light S.A.. Foi membro dos Conselhos de Administração das seguintes empresas: Consórcio UHE Baguari e Retiro Baixo (2010-2012); Companhia Transleste de Transmissão (2010-2012); Companhia Transirapé de Transmissão (2011-2012); Companhia Transudeste de Transmissão, Companhia de Transmissão Centroeste de Minas Gerais e Companhia de Transmissão Furnas-Pimenta II (2011-2012).

Fabio Amorim da Rocha Diretor de Gente e Gestão Empresarial 31/08/2018 Agosto de 2021  

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-gradução em Direito de Energia pela Cândido Mendes. Com 27 anos de experiência no setor elétrico, desde novembro de 2015, atuava como assessor jurídico da ABRADEE. Foi também o sócio responsável pela área de energia no Danneman e Siemsen Advogados nos anos de 2013 e 2014. Entre 2009 e 2013, foi Superintendente Jurídico Geral da Light Serviços de Eletricidade S.A.. Anteriormente, atuou como sócio da área de energia no Felsberg e Associados do Rio de Janeiro (2008-2009), sóciocoordenador de clientes do segmento de geração, transmissão e distribuição no Machado Meyer, Sendacz e Opice (1998-2008) e exerceu o cargo de Coordenador da Área de Concessões na CERJ - atual Ampla (1988-1998).

Dalmer Alves de Souza Diretor de Engenharia 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida, com MBA Executivo em Gestão de Negócios pela IBMEC Business School/RJ em 2007, Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás pela Universidade Federal Fluminense em 2006 e Pós-Graduação em Avaliação Econômica e Financeira de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2000. Ocupou a Superintendência Comercial e de serviços de campo da Light. No período de 2014 a 2016 atuou na Superintendência de Distribuição da Light.

Roberto Caixeta Barroso Diretor de Finanças 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Ciências Contábeis pela Unicentro Newton Paiva, com Especialização em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela FIPECAFI – USP. Atuou desde setembro de 2011 como Superintendente de Controladoria na Light, sendo responsável pelas áreas de contabilidade, tributos e base de remuneração regulatória. Anteriormente, no período de setembro de 2003 a setembro de 2011, foi Gerente Sênior de Auditoria na KPMG. Atua ainda como presidente do Conselho de Administração da Renova Energia. Já atuou também como presidente do Conselho Deliberativo da Braslight, membro dos Conselhos de Administração da Light ESCO, Axxiom e ADRio, e também como membro dos Conselhos Fiscais da SPE Olímpica, da ABRADEE e da Norte Energia (UHE Belo Monte).

Fernando Antônio Fagundes Reis Diretor Jurídico 31/08/2018 Agosto de 2021  

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e com pós-graduação em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral, desde de 2011 é Diretor Jurídico da Light. Procurador de Justiça (MG), Coordenador da Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais - CIMOS e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi Procurador Geral de Justiça Adjunto Institucional (2007-2010), Coordenador das audiências públicas realizadas pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (2007 e 2008), Secretário Geral da Governadoria do Estado de Minas Gerais (2004-2006), Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), órgão vinculado à Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (1994).

Luis Fernando Paroli Santos

Diretor  de Desenvolvimento de Negócios e Relações com Investidores

31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Ciência da Computação,  Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com MBA em Logística e Suprimentos pela UEMG. Atuou na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG como Diretor de Distribuição e Comercialização (desde fevereiro de 2017), cargo que passou a acumular com a função já exercida de Diretor de Relações Institucionais e Comunicação (desde março de 2016). Ocupou o cargo de assessoria da presidência da CEMIG (2016). Foi Diretor de Administração de Furnas Centrais Elétricas S.A. (2008 a 2016). Atualmente é Presidente do Conselho Diretor e Diretor Presidente da Fundação Comitê de Gestão Empresarial - Fundação COGE, tendo atuado de 2011 a 2014, como Vice-Presidente.  Em maio de 2017, foi eleito membro do Conselho de Administração da Light S.A.. Foi membro dos Conselhos de Administração das seguintes empresas: Consórcio UHE Baguari e Retiro Baixo (2010-2012); Companhia Transleste de Transmissão (2010-2012); Companhia Transirapé de Transmissão (2011-2012); Companhia Transudeste de Transmissão, Companhia de Transmissão Centroeste de Minas Gerais e Companhia de Transmissão Furnas-Pimenta II (2011-2012).

Luis Fernando de Almeida Guimarães Diretor de Energia 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Pesquisa Operacional na UFF, em fevereiro de 2015 voltou a integrar a Diretoria da Companhia no cargo de Diretor de Energia. Entre 2010 e 2015, ocupou a Superintendência de Gestão e Engenharia de Geração. No período de 2008 a 2010 atuou na Diretoria da Light, tendo ocupado os cargos de Diretor de Energia e Meio Ambiente e de Diretor de Geração. Atuou como Membro em diversos Conselhos, como CEPEL, ONS e subsidiárias do Grupo Light.

Ronald Cavalcante de Freitas Diretor de Comunicação 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Entre 2005 e 2008, trabalhou como editor da Revista Época em Brasília, posteriormente  atuou como Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Turismo até 2011. Entre 2011 e 2015, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Subsecretário de Comunicação Social do Governo do Estado de Minas Gerais e Assessor de Comunicação da Presidência CEMIG.

Marco Antonio Vilela de Oliveira Diretor Comercial 31/08/2018 Agosto de 2021  

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Engenharia Civil e Sistemas Computacionais pela COPPE - UFRJ e, com MBAs em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico e em Gestão Empresarial. Foi Diretor de Patrimônio e Energia na OI S.A., Superintendente de Proteção a Receita na CELPE, do Grupo Neoenergia e assessor do Diretor de Finanças de Furnas, do Grupo Eletrobrás. De 2001 a 2014 trabalhou na Light Serviços de Eletricidade S.A. tendo como último cargo o de Superintendente Comercial e de Proteção a Receita no período de setembro de 2012 a julho de 2014.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Data de eleição Término do mandato  
Edson Machado Monteiro Conselheiro 27/04/2018 A.G.O 2019  

Graduado em Economia pela Universidade do Distrito Federal - UDF, em 1979, com especialização em Engenharia Econômica, pela UDF/ICAT, e MBA Executivo Internacional, pela AMANA KEY. Desde fevereiro/2015 é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia de saneamento de Minas Gerais – COPASA MG. Fez carreira no Banco do Brasil, onde exerceu diversos cargos de direção: Consultor Técnico da Presidência (1995/1997), Superintendente Executivo da Área Comercial (1997/2000) e Vice-Presidente de Varejo e Distribuição (2003/2005).

Paulo Roberto Lopes Ricci Conselheiro 27/04/2018 A.G.O 2019  

O Sr. Paulo Roberto Ricci é formado em administração de empresas pela AIEC – Associação Internacional de Educação Continuada, com MBA Formação Geral para Altos Executivos – FIA – USP (SP). Funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A., há 32 anos (posse em 30/05/1984), onde exerceu as seguintes funções: Diretor-Presidente da BB Gestão de Recursos DTVM (desde jan/2017); Vice-Presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas (abr/2015 a jan/2017), Vice-Presidente de Varejo Distribuição e Operações (ago/2012 a abr/2015); Diretor de Governo do Banco do Brasil (dez/2010 a ago/2012).

Domenica Eisentein Noronha Conselheira 27/04/2018 A.G.O 2019  

Georgetown University, em Washington DC, magma cum laude, com concentrações em Finanças, Negócios Internacionais e Economia. Certificações: CFA, CGA, CPA-20 e Séries 7. A Sr.ª Domenica tem 19 anos de experiência na área financeira. Trabalhou durante 11 anos no Banco Morgan Stanley, primeiramente em Nova Iorque em operações de M&A para empresas Latino Americanas e depois em São Paulo onde como Executive Director era a responsável pela execução de transações de mercado de capitais (ações e dívida). Desde 2010, é sócia da gestora Tempo Capital Gestão de Recursos Ltda. A Sr.ª Domenica ocupa ou ocupou os seguintes cargos em empresas de capital aberto: Membro do Conselho Fiscal da Fibria Celusose S.A. (desde fevereiro de 2017, com mandato vigente até abril de 2018); Membro do Conselho Fiscal da Usinas Siderúrgica de Minas Gerais S.A. – Usiminas (abril 2015 a abril de 2016 e de abril de 2017 a abril de 2018); Membro do Conselho Fiscal da Embratel Participações S.A. (abril de 2012 a agosto de 2014).

Leonardo Tadeu Dallariva Rocha Conselheiro Suplente 27/04/2018 A.G.O 2019  

Advogado, graduado em Direito pela PUC de Minas de Gerais e com pós-graduação em Direito processual pelo IEC da PUC Minas. Foi sócio do escritório de advocacia Natal Carlos da Rocha e Advogados Associados S.C. (de 2000 a 2015). Foi assessor jurídico Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais até novembro de 2015. De novembro de 2015 a agosto de 2016 foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Ocupou, ainda, o cargo de Superintendente da SUPRAM Central Metropolitana – da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de agosto de 2016 até setembro de 2017.

Julio Cezar Alves de Oliveira Conselheiro Suplente 27/04/2018 A.G.O 2019  

Advogado, graduado em Direito pela UVV - Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha ES e com pós-graduação em Programa de Gestão Avançada pelo AMANA-KEY (Oscar Motomura) e em Finanças Empresariais – Fundação Getúlio Vargas – Escola de Pós-Graduação em Economia. MBA em Management – Fundação Getúlio Vargas - Formação de Gerentes e Diretores. Atualmente é Presidente da Cateno Gestão de Contas de Pagamento S.A., designado pelo Banco do Brasil. De 2015 a 2017 foi Vice-Presidente de Governo do Banco do Brasil. Em 2014 foi Presidente do Brasildental Op. De Planos Odontológicos.

Maurício Rocha Alves de Carvalho Conselheiro Suplente 27/04/2018 A.G.O 2019  

Possui mais de 25 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo estratégias empresariais e de investimento visando criação de valor e sustentabilidade. Gestor de investimentos e de participações em negócios. Consultor de estratégias de M&A (avaliação de negócios, análise de alternativas de associação e estruturação de financiamentos) com grande experiência em mercados de capitais. Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal de companhias de capital fechado e aberto, além de instituições sem fins lucrativos. Foco nas áreas de estratégia de negócios, gestão financeira e indicadores de desempenho. Formado em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1983, MBA pela Whaton School – University of Pennsylvania em 1988. Certificações: CFA 2005, CNPI 2006 e IBGC em 2009. O Sr. Maurício ocupa ou ocupou os cargos abaixo: Membro do Conselho Fiscal da Lojas Americanas S.A. e Embraer S.A. (abril 2017 a abril 2018); Membro do Conselho de Administração de 2009 a 2014 e presidente do Comitê de Finanças de 2011 a 2014 na Intersmart Distribuidora de Equipamentos de T.I,; Membro do Conselho Fiscal da Grendene S.A. de 2012 a 2015; Membro do Conselho Fiscal da SLC Agrícola de 2013 a 2016; Membro do Conselho Fiscal da Mills S.A. de 2011 a 2014; membro do Conselho Fiscal da Sonae Sierra Brasil de 2012 a 2013; Membro do Conselho Fiscal da Tpy de 2010 a 2012.

Comitês
  Comitê de Auditoria Comitê de Finanças Comitê de Gestão Comitê de Governança e Sustentabilidade Comitê de Recursos Humanos
Sérgio Malta        
Mauro Borges    
Silvio Starling         
Nelson Hubner    
Yuri Choucair        
Marcello Siqueira      
Ricardo Reisen        
Raphael Manhães        
João Nogueira      
Aline Bracks        
André Almeida        
Carlos Cruz        
Marcelo Rocha      
Magno Filho        
Roberto Fully        
Andrea Belo      

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