Relatórios

A gestão da empresa voltada para a sustentabilidade pode ser comprovada nas mais diversas iniciativas. A preocupação com a transparência, a objetividade e a clareza na comunicação com todos os stakeholders e o compromisso com a ética e as melhores práticas da governança corporativa constituem a garantia do reconhecimento da Light junto ao mercado.
Processo de construção da materialidade
A gestão da empresa voltada para a sustentabilidade pode ser comprovada nas mais diversas iniciativas. A preocupação com a transparência, a objetividade e a clareza na comunicação com todos os stakeholders e o compromisso com a ética e as melhores práticas da governança corporativa constituem a garantia do reconhecimento da Light junto ao mercado.
Desde 2009, o Relatório Anual da Light é produzido com base em sua Matriz de Materialidade, que norteia a construção de todo o conteúdo reportado ao setor elétrico, aos órgãos reguladores e à sociedade em geral. A Matriz de Materialidade apresenta os temas relevantes (materiais) que geram valor para a empresa e seus stakeholders.
- Em 2009, identificamos o impacto de cada stakeholder, utilizando critérios estabelecidos pela norma AA 1000 – responsabilidade, influência, proximidade, dependência, representação e interação estratégica e política –, realizamos o processo de engajamento e definimos a primeira Matriz de Materialidade da Light.
- Em 2010, durante o encontro Painel de Especialistas, que contou com a participação de representantes da Companhia e sete especialistas, os temas materiais apontados, em 2009, como de alta relevância foram validados.
- Em 2011, a Light revalidou os temas de alta relevância durante o processo de planejamento estratégico, refletindo as expectativas dos stakeholders nas frentes que norteiam todo o Plano Estratégico.
- Em 2012, reavaliamos a Matriz de Materialidade, categorizando os resultados em grandes temas e avaliando se estavam contemplados no Planejamento Estratégico.
- Em 2013, a Light confirmou a priorização das questões mais relevantes na ótica da Companhia e dos stakeholders.
- Em 2014, elaboramos a nova Matriz de Materialidade, com o objetivo de transformá-la em referência para o embasamento de decisões do negócio.
- Em 2016, revisitamos a nossa Matriz de Materialidade a fim de alinhá-la com as prioridades atuais da empresa e dos stakeholders.
- Em 2019, a Matriz de Materialidade foi novamente revista, a fim de considerar os pilares do Plano de Turnaround da companhia e as demandas atuais de nossos stakeholders,
A revisão da Matriz de Materialidade em 2019 tomou por base os temas materiais definidos em 2016 e verificou se os mesmos ainda estão atuais, considerando as visões interna e externa à empresa. A pertinência dos temas foi avaliada a partir da frequência com as quais eles apareceram nas demandas dos stakeholders, nos temas materiais de outras empresas do setor, nos riscos estratégicos, nas diretrizes estratégicas, nos impactos gerados e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). E, por fim, os executivos da Light também atribuíram relevância aos temas selecionados. [GRI 102-46]
O processo contemplou três etapas. Na etapa de identificação, foram mapeadas as variáveis/fontes a serem consideradas e realizado o levantamento das informações. Na etapa de priorização foi realizada comparação entre os temas materiais de 2016 e as informações mapeadas em 2019 e atribuídas notas relacionadas à frequência com a qual os mesmos apareciam nas fontes consideradas; e, por fim definida nova matriz de materialidade. A última etapa foi a validação dos executivos da Light, que também atribuíram relevância aos temas propostos e apresentação à Diretoria. [GRI 102-46]
Para a análise da visão externa, foram levantados os temas demandados pelos stakeholders junto a 11 áreas da empresa que se relacionam constantemente com o público externo e realizada consulta ao Relatório de Sustentabilidade de empresas do setor elétrico para benchmarking.
Como documentação interna consideramos a matriz de riscos estratégicos, as diretrizes estratégicas, os impactos da empresa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A partir da análise dos dados, percebemos que os temas relacionados à Contingências, Direitos Humanos e Gestão de Riscos, que não estavam na lista de temas materiais de 2016, eram muito frequentes. Então revisitamos a lista dos temas materiais, incluindo-os para nova análise.
Os temas foram então priorizados pelo executivos da empresa e, a partir da pontuação atribuída para a frequência de cada tema, foi definida nova Matriz de Materialidade da Light, conforme a seguir.
Todos os temas mapeados na matriz apresentam algum nível de relevância para a Light, no entanto as questões prioritárias – situadas no quadrante superior direito – são aquelas que afetam de forma mais acentuada as atividade da companhia e que são tratadas no relatório 2019. [GRI 102-46, GRI 102-47]
Os stakeholders da Light foram identificados no processo de definição de sua primeira Matriz de Materialidade, em 2009, com metodologia desenvolvida pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que levantou o público de relacionamento da Companhia, totalizando 343 partes interessadas. O passo seguinte foi um exercício de priorização desse público, identificando o impacto de cada stakeholder a partir dos seguintes critérios estabelecidos pela norma AA 1000: responsabilidade, influência, proximidade, dependência, representação e interação estratégica e política. Como resultado, o número final de stakeholders priorizados foi de 248, divididos em 13 grupos: Academia, Associações e Entidades de Classe, Cliente, Comunidade, Empresa do Grupo, Especialistas, Financeiro, Fornecedores, Imprensa, ONG, Parceiros, Poder Público e Órgão Regulador. No processo de revisão da Matriz de Materialidade da Light, em 2019, foram analisados e mantidos os mesmos grupos de stakeholders [GRI 102-40, GRI 102-42].
Temas | Descrição | Stakeholders Envolvidos |
---|---|---|
Regulação e políticas públicas | Revisão tarifária periódica feita pela ANEEL, em período definido no contrato de concessão. | Investidores e clientes |
Perspectivas de mudanças na participação de energia renovável na matriz de geração nacional. | Empresas do grupo e parceiros, clientes, especialistas | |
Melhoria na comunicação e engajamento com o consumidor final e na conscientização do cliente em relação ao uso da eletricidade. | Cliente, comunidade, academia | |
Ampliação dos projetos de geração e garantia da oferta. | Empresas do grupo e parceiros, clientes | |
Eficiência energética | Gestão da demanda e demais programas de eficiência. | Regulador, especialistas, academia |
Compromisso com acionistas e credores, e fortalecimento do acesso ao mercado de capitais. | Investidor | |
Intensificação do uso de recursos tecnológicos no combate a perdas (blindagem de rede e instalação de telemetria). | Investidor | |
Qualidade de serviço | Qualidade do fornecimento de energia para o consumidor final (DEC/FEC). | Associações e entidades de classe, clientes, comunidade, regulador |
Aprimoramento das estratégias de combate à perda comercial. | Comunidade, cliente, regulador e investidor | |
Participação da Light na viabilidade de grandes eventos importantes para a cidade. Projetos de educação e cultura que fomentam o desenvolvimento sociocultural na área de concessão. | Comunidade | |
Água | Desenvolvimento contínuo do monitoramento da qualidade da água. | Comunidade |
A interação com os stakeholders é um processo contínuo e em constante aperfeiçoamento. No quadro a seguir, são apresentadas as formas de engajamento periódicas, realizadas ao longo do ano.
Relacionamento da Light com as partes interessadas [GRI 102-43]
Parte interessada | Formas de Engajamento | Objetivo | Frequência |
---|---|---|---|
Acionistas e Mercado Financeiro | Assembleias Gerais Ordinárias | Instância deliberativa máxima. Serve como fórum de decisões entre os diversos acionistas. | Anual |
Reuniões do Conselho de Administração (CA) | Deliberar sobre assuntos referentes à companhia. | Mensal | |
Reuniões de Diretoria | Acompanhar a execução da estratégia aprovada pelo CA, fazendo a gestão direta do negócio. | Semanal | |
Reuniões com investidores e analistas | Apresentar de forma transparente as informações da gestão da empresa. | Mínimo anual | |
Clientes | Conselho de Consumidores | Reunir representantes de todas as classes de clientes atendidas para garantir o alinhamento às necessidades da comunidade. | Seis reuniões anuais |
Mídias Sociais (Twitter, Facebook) | A empresa vem investindo fortemente em uma multiplataforma de canais para se relacionar e dialogar cada vez melhor com seus consumidores. | Atualização diária | |
Força de Trabalho | Encontros gerenciais | Nivelar o conhecimento sobre as ações da empresa e o acompanhamento do plano de ação para todo o corpo gerencial, inclusive coordenador. Organizado pela alta Direção. | Trimestral |
Comissões e GTs | Reunir gestores e empregados para discussão de temas específicos. | Conforme demanda | |
Fornecedores | Canais de interação | Reuniões, workshops, visitas, treinamentos, participação em congressos e feiras e campanhas com temas específicos, como Segurança no Trabalho. | Mensal |
Órgão Regulador | Reunião com ANEEL | Reuniões com o órgão regulador para tratar dos aspectos regulatórios contratuais, regulamentares e estratégicos. | Conforme demanda |
Associações e Entidades de Classe | Reunião com ABRADEE, ABRAGE, ABCE, APINE | Buscar parcerias, por meio da participação nos diversos comitês. | No mínimo, uma reunião anual de cada GT |
Comunidade | Reunião com associação de moradores | Levantar necessidades e expectativas das comunidades vizinhas. | Conforme demanda. No mínimo, uma reunião em cada comunidade no início das atividades. |
Poder Público | Participação em fóruns setoriais | Analisar e influenciar o desenvolvimento da legislação e regulação setoriais. | Conforme demanda. |
Academia | Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento | Durante o processo de seleção de projetos e da execução dos mesmos, a Light interage com universidades e centros de pesquisa, além de participar de fóruns de debate. | Mensal |
Relatórios Anuais
Outros Relatos
Destacamos as adesões ao Novo Mercado da B3 e ao CDP; a prestação de contas feita de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e a participação no grupo de empresas da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3.
Veja o CDP 2020 Light SA